Mundo
Dinamarquês vê avanço em conversas construtivas com EUA sobre Groenlândia
Lars Lokke Rasmussen, ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, afirmou nesta quinta-feira (29) estar “mais confiante” após diálogos “muito positivos” com os Estados Unidos acerca da Groenlândia.
“Ontem [quarta-feira] tivemos a primeira reunião de alto nível em Washington sobre a Groenlândia”, declarou Rasmussen antes de uma reunião da UE em Bruxelas.
“O encontro foi produtivo, em um ambiente e tom bastante construtivos, e estão sendo organizadas novas reuniões”, garantiu.
“Ainda não há uma solução final, mas as coisas estão avançando positivamente”, acrescentou Rasmussen, que concluiu: “Hoje me sinto um pouco mais esperançoso do que há uma semana.”
As negociações acontecem após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter recuado na semana passada de suas intenções de adquirir a Groenlândia, que é um território autônomo da Dinamarca, integrante da UE e da Otan.
“Houve um momento de tensão. A situação estava se agravando, mas agora estamos voltando a um caminho construtivo”, afirmou o diplomata dinamarquês.
As declarações de Trump sobre a Groenlândia geraram uma crise significativa na Otan, que parece estar se acalmando após o presidente norte-americano ter anunciado um “acordo preliminar” com o chefe da Otan, Mark Rutte, para aumentar a influência americana na região.
“Sempre deixei claro que compartilhamos as preocupações dos Estados Unidos sobre a segurança no Ártico; isso é algo que queremos resolver em colaboração próxima”, disse Rasmussen.
Em virtude desse compromisso com Washington, espera-se que a Otan intensifique suas operações no Ártico.
Tanto a Dinamarca quanto a Groenlândia poderão negociar novamente com o governo de Trump um acordo histórico de 1951 que trata da presença militar americana na ilha.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login