Brasil
PF investiga fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração
A Polícia Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (29) contra um grupo suspeito de práticas fraudulentas em processos de licitação conduzidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Batizada de Operação Pedra Turva, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em várias localidades, incluindo Brasília, Minas Gerais, Goiás e Pará.
As investigações indicam que o grupo aproveitava falhas no Sistema de Oferta Pública e Leilão Eletrônico (SOPLE), utilizado pela autarquia federal, para apresentar propostas ilegítimas em áreas destinadas à pesquisa ou exploração mineral. Os direitos obtidos eram posteriormente negociados, inclusive com empresas que também participaram dos mesmos processos licitatórios.
Segundo a polícia, o grupo teria invadido sistemas de informática da ANM, obtendo informações antecipadas e ilegais sobre as ofertas dos concorrentes. Além disso, foram identificadas empresas de fachada usadas para simular competição nos pregões, aumentando a aparência de validade dos certames.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login