Mundo
UE impõe sanções ao ministro do Interior do Irã por repressão a protestos
A União Europeia (UE) aplicou, nesta quinta-feira (29), sanções contra o ministro do Interior do Irã, Eskandar Momeni, assim como contra o procurador-geral e líderes da Guarda Revolucionária, devido à severa repressão às manifestações contra o governo.
O grupo de 27 países adicionou 15 autoridades e seis organizações à sua lista que bloqueia bens e proíbe vistos, conforme divulgado no diário oficial da UE.
Além disso, os ministros das Relações Exteriores da UE vão analisar a possibilidade de classificar a Guarda Revolucionária do Irã como uma organização “terrorista” dentro do bloco.
De acordo com dados recentes da ONG Human Rights Activists News Agency (HRANA), com sede nos Estados Unidos, mais de 6.200 pessoas, das quais mais de 5.800 eram manifestantes, perderam a vida durante a repressão no Irã.
Essa organização, que conta com uma ampla rede de informantes no país, está investigando outras 17.000 possíveis mortes adicionais.
Na quarta-feira, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, afirmou que as forças armadas estão preparadas para agir rapidamente caso os Estados Unidos iniciem um ataque, após ameaças feitas pelo presidente americano Donald Trump, que mobilizou tropas para o Golfo e declarou que “o tempo está acabando” para Teerã.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login