Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tarcísio visita Bolsonaro após cancelar encontro na semana passada

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou pouco antes das 11h desta quinta-feira (29) ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), conhecido como “Papudinha”, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O encontro acontece após um momento tenso envolvendo o entorno do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na parte da manhã, antes de ir para a unidade da PM no DF, Tarcísio reuniu-se às 9h com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir projetos importantes para o estado de São Paulo. O governador deve retornar para a capital paulista ainda nesta quinta-feira.

A visita ocorre depois que um encontro anterior foi cancelado na semana passada, devido a uma declaração de Flávio Bolsonaro que antecipou o conteúdo da conversa, o que causou desconforto em quem está próximo ao governador.

Na ocasião, o senador disse que Bolsonaro aconselharia Tarcísio a focar na reeleição em São Paulo e que uma candidatura para presidente estava descartada.

Essa fala foi interpretada pelos aliados do governador como uma tentativa de pressão pública, aumentando o custo político de um gesto que era tratado como pessoal. Pouco depois, Tarcísio cancelou a visita alegando compromissos no estado, mas pessoas próximas mencionaram que houve incômodo com a repercussão da declaração e com a ideia de que o encontro pudesse ser usado como sinal de apoio imediato à pré-candidatura de Flávio ao Planalto.

Desde então, o discurso em volta do senador mudou. Flávio passou a descrever a reunião como uma conversa pessoal e disse que será “mais um papo entre amigos”, numa tentativa de minimizar o desgaste e tirar o caráter eleitoral do encontro.

“Meu pai vai gostar muito de receber o Tarcísio lá. Acredito que será bom para eles conversarem. Vai ser mais uma conversa entre amigos. Se depender de mim, a direita estará unida”, declarou ao jornal O Globo.

Nos bastidores, acredita-se que a visita desta quinta-feira serve como um gesto para diminuir a tensão após o episódio da semana anterior, porém não encerra a disputa sobre o papel de Tarcísio nos planos para 2026. O governador continua afirmando publicamente que é candidato à reeleição em São Paulo e evita assumir compromissos maiores no cenário nacional neste momento.

O encontro acontece num contexto onde Bolsonaro, mesmo encarcerado, permanece como figura central para o grupo conservador. O crescente número de pedidos de visitas por aliados tem sido visto como um movimento de aproximação e posicionamento político, em meio à reorganização da direita.

No PL, Valdemar Costa Neto defende que todas as decisões eleitorais devem contar com a aprovação do ex-presidente. O coordenador da pré-campanha de Flávio, Rogério Marinho, está autorizado a visitá-lo no próximo dia 4.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados