Conecte Conosco

Notícias Recentes

PSD opta por não fazer prévias e Eduardo Leite relembra disputa com Doria em 2022

Publicado

em

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, afirmou que o PSD decidiu não realizar prévias para escolher seu candidato à Presidência da República. A declaração foi dada em entrevista ao GLOBO nesta quinta-feira. Eduardo Leite é pré-candidato à Presidência e conversou com a colunista Vera Magalhães e o editor de Política Thiago Prado. Os governadores Ratinho Júnior, do Paraná, e Ronaldo Caiado, de Goiás, também pré-candidatos, falaram com os mesmos jornalistas.

Segundo Leite, dentro do PSDB, quando ele ainda estava no partido, houve um debate que resultou em prévias para escolha do candidato. No entanto, no PSD, o processo é diferente, pois não há um nome pré-candidato tão forte quanto havia no PSDB, onde o governador de São Paulo era uma figura central. O nome do governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, é sempre lembrado justamente por representar o estado mais populoso do país.

Eduardo Leite também relembrou a disputa interna com o ex-governador de São Paulo, João Doria, em 2022. Ele explicou que se apresentou como candidato naquela época não por se considerar melhor, mas porque o contexto exigia uma renovação no PSDB, especialmente após o desgaste causado pela relação conturbada de Doria com Bolsonaro.

Na entrevista, os três governadores detalharam como pretendem lidar com a disputa interna no PSD pelo posto de candidato à Presidência. Recentemente, Ronaldo Caiado deixou o União Brasil e se filiou ao PSD, o que amplia o leque de opções no partido.

Essa movimentação política tem o objetivo de fragmentar as candidaturas de oposição ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitando uma polarização direta entre Lula e o candidato do PL, Flávio Bolsonaro. Além disso, fortalece o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que agora reúne três possíveis candidatos à Presidência em seu partido.

O desafio do trio é conquistar apoio de setores importantes que apoiaram Bolsonaro em 2022, mas que demonstram preferência por Tarcísio, ainda visto como o adversário mais competitivo contra Lula. As estratégias de Ratinho Jr., Caiado e Leite estão focadas em atrair o mercado financeiro, além de líderes da indústria e do agronegócio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados