Notícias Recentes
Governo do Distrito Federal cancela etapa da Fórmula Indy em Brasília
A etapa de Brasília da Fórmula Indy, que abriria o calendário da temporada 2015 no dia 8 de março, foi cancelada. Em nota, o Grupo Bandeirantes, promotor do evento, afirmou que a decisão foi tomada de forma unilateral pela Terracap, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal. No comunicado, a empresa classificou o cancelamento da prova como uma “atitude precipitada”. Segundo o governo do DF, a decisão foi tomada para atender a uma recomendação do Ministério Público, que entendeu que o contrato para a realização da corrida era “lesivo aos cofres públicos”.
No último dia 22 de janeiro, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social do Ministério Público do DF recomendou à Terracap que não licite ou empenhe valores para as obras que seriam realizadas no autódromo Nelson Piquet para a realização da corrida. Os representantes do MP entenderam que o termo de compromisso assinado entre a gestão anterior e a empresa de televisão que organiza a Fórmula Indy traria prejuízos aos cofres públicos. A Terracap optou então por anular todos os contratos firmados.
Ainda de acordo com o GDF, o Ministério Público entendeu que não haverá penalidade por conta da decisão da Terracap de romper o contrato unilateralmente. A multa de R$ 70 milhões por quebra de contrato só se aplicaria em caso de rompimento entre a Fórmula Indy e a emissora promotora do evento.
Há duas semanas, o governo do Distrito Federal revogou a licitação para reforma do autódromo, visando a realização da etapa brasileira. À época, o governo afirmou que a medida não iria prejudicar o evento, já que as obras primordiais da pista e das grades de proteção já estavam em andamento. A mesma licitação já havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas em novembro do ano passado, após o órgão detectar sobrepreço de R$ 34,8 milhões, duplicidade de serviços e falhas graves no projeto básico.
A introdução de Brasília no calendário da Fórmula Indy, que foi disputada no Brasil pela última vez em 2013, em São Paulo, foi vista como uma forma de incentivar a realização de grandes eventos esportivos na capital federal. Cinco dos dez setores do Autódromo Nelson Piquet já estavam com ingressos esgotados. Nos próximos dias, os torcedores serão informados sobre a devolução do valor pago pelas entradas.
Dois pilotos brasileiros estão confirmados na categoria: o atual vice-campeão Hélio Castroneves, pela Penske, e Tony Kanaan, que defenderá a Chip Ganassi. De 2010 a 2013, a etapa brasileira da Indy foi disputada no circuito de rua do Anhembi, na Zona Norte da cidade de São Paulo.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login