Mundo
Trump pede a Putin pausa nos ataques a Kiev até 1º de fevereiro
O presidente Donald Trump dos Estados Unidos solicitou ao presidente Vladimir Putin da Rússia que suspenda os ataques contra a cidade de Kiev até o dia 1º de fevereiro, conforme reportado pelo Kremlin, sugerindo que Moscou concordou com o pedido.
Trump explicou que o pedido foi motivado pelas condições de frio intenso na Ucrânia, enquanto o Kremlin enfatizou que o apelo visava facilitar o progresso nas negociações de paz.
As datas precisas em que o pedido foi feito não foram divulgadas por nenhuma das partes envolvidas.
“Posso confirmar que o presidente Trump pessoalmente solicitou ao presidente Putin que evitasse atacar Kiev por uma semana, até 1º de fevereiro, para criar um ambiente mais propício às negociações”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Esse pedido não foi explicitamente vinculado pelo Kremlin às condições climáticas severas, sendo apresentado mais como uma tentativa de incentivar o diálogo em meio ao conflito que já dura quase quatro anos entre os dois países vizinhos.
Os ataques russos à rede de energia da Ucrânia causaram cortes de aquecimento que deixaram milhares de habitantes de Kiev vulneráveis durante uma onda de frio excepcionais.
Espera-se que o auge da frieza ocorra após 1º de fevereiro, com previsões meteorológicas indicando temperaturas que podem atingir até 30 graus negativos nos próximos dias.
“Eu pessoalmente pedi ao presidente Putin que cessasse os ataques contra Kiev e outras cidades por uma semana”, afirmou Trump durante uma sessão na Casa Branca. “Isso foi motivado pelo frio rigoroso que atinge a região.”
O mais recente grande ataque russo contra Kiev foi registrado na noite entre os dias 23 e 24 de janeiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login