Conecte Conosco

Centro-Oeste

Escola Classe 410 de Samambaia terá nova estrutura moderna

Publicado

em

A Escola Classe 410 de Samambaia, no Distrito Federal, será reconstruída com uma estrutura moderna, acessível e preparada para atender melhor às necessidades da educação pública atual. O prédio antigo, feito de placas pré-moldadas de concreto, será substituído por um novo edifício seguindo o padrão de modernização da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Essa ação faz parte de um programa que está modernizando três escolas na região. O governador Ibaneis Rocha já entregou a nova EC 425, e a EC 415 está em reforma após a demolição do prédio antigo. A EC 410, que atende 626 estudantes, será a próxima a receber essa melhoria.

Segundo a SEEDF, os prédios antigos estão sendo substituídos por construções que oferecem maior conforto térmico e acústico, espaços amplos e ambientes planejados para inovação pedagógica e convivência escolar. Paulo Gileno Ribeiro Bosco, diretor da EC 410, destaca que a nova estrutura vai modernizar os espaços, criar novas áreas de aprendizado e ampliar o atendimento. “A reconstrução vai oferecer espaços adequados para projetos extracurriculares, como nosso coral, que terá um local próprio para suas atividades”, explica.

A sustentabilidade e a conexão com a comunidade também são prioridades. Com 32 anos de carreira, sendo 27 dedicados à escola, Paulo Gileno ressalta o compromisso ambiental e a preservação da identidade sustentável da escola. “Queremos preservar o máximo possível das árvores e da vegetação local. Temos uma fauna rica, com micos, tucanos, urutaus e vários pássaros que fazem parte do nosso dia a dia”, afirma.

A supervisora pedagógica Ludmila Freitas Alexandre da Silva acrescenta que o novo prédio trará um conforto maior para o aprendizado, especialmente para alunos com necessidades especiais. “Cerca de 10% dos nossos alunos têm necessidades específicas, e o novo projeto vai garantir mais silêncio, conforto e climatização, o que melhora muito o dia a dia das salas de aula”, comenta.

A nova escola permitirá aumentar o número de vagas e criar espaços para atividades pedagógicas e artísticas. Um destaque é o espaço para o coral da EC 410, formado por alunos do ensino fundamental e conhecido por suas apresentações culturais. Atualmente, os ensaios acontecem no pátio; a nova escola terá um auditório exclusivo para estes momentos.

Entre os alunos, há grande entusiasmo pela reconstrução, que gera curiosidade e carinho pelo ambiente atual. “Vai ficar ainda melhor com a nova escola”, diz Agatha Maia, aluna do 5º ano. Ela destaca o apreço pelas árvores e pelo pátio. A colega Emanuele Paulino reforça a importância das árvores: “Elas deixam o lugar mais tranquilo e agradável para estudar. Espero que sejam preservadas, pois fazem parte da nossa escola. Brincamos na sombra e ouvimos os passarinhos”, comenta.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados