Brasil
Governo amplia cuidotecas para apoiar famílias
Um Acordo de Cooperação Técnica entre o governo federal e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) está ampliando a oferta de cuidotecas em todo o território nacional. Essa iniciativa faz parte do Plano Nacional de Cuidados e tem como objetivo assegurar um local seguro para que familiares, principalmente mulheres, possam deixar suas crianças enquanto estudam e se qualificam profissionalmente.
A cooperação envolve a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e concentra esforços na implantação de cuidotecas em centros de ensino e de formação do Sistema Indústria.
O ministro do MDS, Wellington Dias, destacou que muitas mulheres não ingressam em setores como a indústria por falta de local adequado para deixar as crianças. “Essa parceria vai assegurar um ambiente adequado para crianças de até 12 anos, possibilitando que suas mães estudem, trabalhem e contribuam para o crescimento de suas famílias e do Brasil”, afirmou, conforme comunicado divulgado pelo ministério.
“As cuidotecas são locais de acolhimento infantil que permitem aos responsáveis, geralmente mulheres no contexto familiar, se qualificarem, elevarem seu nível educacional e trabalharem em horários que ultrapassam o período escolar”, explicou a secretária nacional de Política de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo.
Com a colaboração, o Sesi financiará projetos de cuidotecas por meio de editais, oferecendo até R$ 500 mil para aquisição de equipamentos, materiais e contratação de serviços. Os departamentos regionais do Sesi ficarão encarregados da execução dos projetos e da gestão dos locais. Já o MDS, por meio da SNCF, dará suporte técnico e metodológico, além de participar na formação das equipes locais.
Cuidotecas
As cuidotecas são partes do Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida. São locais públicos, gratuitos e seguros destinados a receber crianças de 3 a 12 anos, com ou sem deficiência, em horários que ultrapassam o período escolar, como à noite.
Esses espaços auxiliam os responsáveis pelas crianças que precisam trabalhar, estudar ou buscar aperfeiçoamento. Oferecem atividades recreativas, leitura, jogos e artes, além de cuidados básicos como alimentação, higiene, troca de roupas e repouso.
Atualmente, existem 12 cuidotecas em operação no país, sendo uma na Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras 11 em Institutos Federais localizados na Bahia, Maranhão e Sergipe.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login