Brasil
Família exige extradição de brasileiro preso pelo ICE nos EUA
A família de Matheus Silveira, um brasileiro detido pelo ICE, o órgão responsável pela imigração e alfândega nos Estados Unidos, está aguardando respostas e exigindo esclarecimentos sobre a demora na extradição dele para o Brasil. A família informa que Matheus já tinha autorização para deixar os EUA, mas está detido desde novembro.
Recentemente, Matheus foi transferido para um centro de detenção migratória na Louisiana. A família relata que nem mesmo a advogada dele está recebendo atualizações sobre o caso.
“O tratamento é muito ruim, desumano. Ele fica lá isolado. A comida é insuficiente e de má qualidade, e eles precisam pagar por ela. As chamadas são caras e não pode fazer ligações frequentes por causa do custo. O combinado era que ele fosse para esse centro próximo ao aeroporto e, dias depois, fosse embarcado”, revela a mãe, Luciana Santos de Paula.
Matheus vive nos Estados Unidos desde 2019 e é casado desde 2024 com Hanna Silveira, que é militar e advogada americana. Ele foi detido por agentes do ICE após a última etapa para obter o green card. Já preso, desistiu do processo para conseguir o visto permanente e solicitou saída voluntária dos EUA, mas até o momento essa solicitação não foi atendida.
“Ele não deveria estar passando por essa situação. O juiz autorizou a saída dele do país. Se não querem que ele fique, por que mantê-lo preso? Isso é muito cruel. Ninguém oferece uma explicação clara”, lamenta a mãe.
O Ministério das Relações Exteriores informou que está prestando apoio consular ao brasileiro e à sua família durante esse processo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login