Mundo
Nova chefe diplomática dos EUA chega à Venezuela neste sábado
A nova chefe da missão diplomática dos Estados Unidos para a Venezuela desembarca neste sábado (31) no país, marcando um passo significativo para a retomada das relações bilaterais após quase um mês desde a captura de Nicolás Maduro.
Delcy Rodríguez tomou o comando na Venezuela após uma operação militar americana em 3 de janeiro que resultou na captura de Maduro, da qual ela era vice-presidente.
Laura Dogu aterrissará no sábado, 31 de janeiro, no aeroporto internacional de Maiquetía, que dá acesso a Caracas, segundo confirmação de uma fonte diplomática à AFP na sexta-feira (30).
Sua nomeação em 22 de janeiro simboliza uma mudança nas relações entre Washington e Caracas, que estavam suspendidas desde 2019.
O governo interino venezuelano está avançando na reconquista gradual do relacionamento com Washington, firmando acordos petrolíferos e anunciando uma lei de anistia geral nesta sexta-feira.
Os Estados Unidos comunicaram na sexta que todos os seus cidadãos presos na Venezuela foram libertados graças a negociações feitas com a presidência interina.
Em 9 de janeiro, diplomatas americanos, incluindo John McNamara, que precedeu Dogu, viajaram a Caracas para avaliar a reabertura da embaixada que estava fechada desde 2019.
Laura Dogu tem vasta experiência diplomática, tendo sido embaixadora dos EUA em Honduras e Nicarágua, cujo presidente de esquerda, Daniel Ortega, é um dos raros aliados da Venezuela na região. Ela também atuou como subchefe de missão na embaixada americana na Cidade do México.
Suas missões também incluem passagens por Turquia, Egito e El Salvador, além de diversos cargos no Departamento de Estado em Washington, segundo informações do site da embaixada dos EUA na Venezuela.
O presidente Donald Trump mantém uma boa relação com Delcy Rodríguez e planeja convidá-la para uma reunião nos Estados Unidos em data ainda a definir.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login