Mundo
Indústria chinesa desacelera em janeiro
A produção industrial na China teve uma desaceleração em janeiro, ficando abaixo das expectativas após uma breve melhora no final do ano anterior, conforme dados oficiais divulgados no sábado (31).
O índice oficial de gestores de compras, indicador essencial sobre a saúde do setor industrial, caiu para 49,3 pontos em janeiro, conforme anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).
Esse resultado está abaixo da linha de corte de 50 pontos, que distingue crescimento de retração, e também ficou aquém da previsão de 50,1 número obtido em estudo realizado pela agência Bloomberg com economistas.
O diretor do ONE, Huo Lihui, declarou que os números refletem uma “demanda efetiva insuficiente no mercado”, além da tradicional queda sazonal para alguns setores.
A pequena recuperação de dezembro, que marcou 50,1 pontos, interrompeu uma sequência negativa que vinha desde abril.
A China, segunda maior economia global, enfrenta uma queda contínua no consumo interno que afeta sua atividade econômica, apesar do desempenho forte nas exportações.
O governo de Pequim prometeu implementar ações vigorosas para impulsionar a demanda nos próximos anos, com algumas políticas previstas para serem divulgadas em março com o lançamento do novo “plano quinquenal”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login