Mundo
Delcy Rodríguez propõe anistia geral na Venezuela
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, revelou na sexta-feira (30) uma iniciativa para criar uma lei de anistia geral destinada a centenas de presos no país. “Estou apresentando uma lei de anistia geral e orientando que seja encaminhada à Assembleia Nacional para fomentar a convivência pacífica na Venezuela“, declarou ela durante um evento no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela.
“Que essa lei sirva para curar as feridas deixadas pelo confronto político, desde a violência até o extremismo. Que ela restaure a justiça e promova a harmonia entre os cidadãos venezuelanos”, completou.
A proposta abrange o que ela chama de “todo o período político de violência”, iniciado em 1999, quando Hugo Chávez assumiu o poder após ser eleito em 1998. Delcy Rodríguez destacou que o conteúdo da anistia incorpora “o espírito de Hugo Chávez“.
“Também carrega o espírito de Chávez, que ao chegar ao governo da Venezuela prometeu igualdade, inclusão, justiça social e equidade a uma grande parte da população previamente marginalizada pelas elites políticas.”
A lei de anistia exclui pessoas condenadas por homicídio, tráfico de drogas, corrupção e graves violações dos direitos humanos.
Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina após o sequestro do presidente Nicolás Maduro pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em 3 de janeiro, com Maduro atualmente detido naquele país. Enquanto busca estabelecer diálogo com o governo de Donald Trump, a presidente repudiou a detenção de Maduro.
Recentemente, ao anunciar um plano de defesa nacional, Delcy Rodríguez deixou claro que a Venezuela deseja dialogar, mas não aceitará agressões externas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login