Mundo
Sobe para 53 o número de mortos em deslizamento em Java
O número de vítimas fatais em um deslizamento de terra ocorrido há uma semana próximo a Bandung, na ilha de Java, Indonésia, aumentou para 53 neste sábado (31), conforme informado por um coordenador das equipes de resgate, que também revelou que 10 pessoas ainda estão desaparecidas.
O desastre, causado por fortes chuvas, enterrou várias residências em Pasirlangu, uma vila localizada no sudeste de Jacarta, capital do vasto arquipélago asiático com mais de 17 mil ilhas.
Milhares de socorristas, contando com o suporte do exército, da polícia e de voluntários, continuam a procurar por sobreviventes sob grandes quantidades de lama.
Ade Dian Permana, chefe da agência local de busca e salvamento, declarou que 53 corpos foram recuperados e identificados até agora, uma atualização positiva em relação ao número anterior de 44 fatalidades.
Apesar disso, ainda há cerca de 10 pessoas desaparecidas, mas as condições climáticas melhores têm ajudado nas operações de resgate.
A Marinha da Indonésia informou que 23 militares que realizavam treinamento na região estavam entre os afetados pelo deslizamento.
O governador de Java Ocidental, Dedi Mulyadi, atribuiu a tragédia principalmente às extensas plantações ao redor da área afetada, especialmente hortaliças, e prometeu realocar as famílias desabrigadas.
Deslizamentos de terra são comuns na Indonésia durante a época chuvosa, que normalmente ocorre de outubro a março.
Em novembro, inundações devastaram três províncias na ilha de Sumatra, causando cerca de 1.200 mortes.
Especialistas ambientais e o governo local apontam o desmatamento como uma causa principal tanto para as inundações quanto para os deslizamentos de terra em Sumatra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login