Conecte Conosco

Economia

Recife anuncia PPP para construir mais de mil casas populares no Centro

Publicado

em

O edital para licitação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) chamado Morar no Centro foi divulgado na edição deste sábado (31) do Diário Oficial da prefeitura do Recife.

Essa iniciativa tem como objetivo a criação de mais de mil moradias na região central da capital de Pernambuco, através de reformas e da construção de novos prédios nos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Cabanga.

O valor investido durante os 25 anos de concessão ultrapassa R$ 213 milhões, conforme informado pela prefeitura do Recife.

A proposta, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Recife, está em sintonia com os objetivos do programa Recentro, que visa fomentar a revitalização do Centro do Recife, tanto incentivando a moradia quanto promovendo a retomada das atividades econômicas tradicionais da área.

Felipe Matos, secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Recife, explica: “O retorno da vitalidade do Centro da cidade é reforçado pela PPP Morar no Centro. Nosso foco estratégico está nas edificações já identificadas e em locais com potencial construtivo. Essa PPP complementa outras iniciativas, como o projeto Distrito Guararapes e as atualizações nas leis urbanísticas, incluindo a revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e a Desapropriação por Hasta Pública”.

A PPP Morar no Centro contempla seis empreendimentos: quatro destinados a locação social e dois voltados para habitação popular de baixa renda e mercado popular.

Segundo a prefeitura, o projeto já passou pela fase de consulta pública em 2023 e foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) no final de 2025.

O processo licitatório será realizado pela B3, com entrega dos envelopes e leilão agendado para abril deste ano.

Felipe Cury, secretário de Habitação do Recife, ressalta que esta será a primeira PPP de locação social implementada na história da cidade, representando um novo eixo na política habitacional municipal.

“Vamos focar na população que se enquadra na faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida, especialmente aqueles que já trabalham no Centro e enfrentam altos custos com aluguel. Os empreendimentos estarão localizados em áreas regulamentadas, com boa infraestrutura urbana e acesso ao transporte público”, acrescenta Felipe Cury.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados