Mundo
Ucrânia espera reuniões na próxima semana para avançar negociação com a Rússia
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou neste sábado (31) que aguarda encontros diplomáticos na próxima semana com o objetivo de impulsionar as negociações com Moscou, o que indica que o encontro inicialmente marcado para domingo em Abu Dhabi pode não ocorrer.
Zelensky destacou, em seu discurso diário, que estão se preparando para esses encontros e mantêm contato constante com os Estados Unidos para obter informações sobre os próximos passos. Ele ressaltou que a Ucrânia está aberta a participar de qualquer formato de negociação e que é fundamental que essas reuniões resultem em avanços concretos.
Em 23 e 24 de janeiro, houve um primeiro ciclo de discussões em Abu Dhabi entre representantes da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos. Essas foram as primeiras negociações diretas envolvendo as três partes desde o início da guerra causada pela invasão russa, em fevereiro de 2022.
Embora tenha sido acordado dar continuidade às negociações em 1º de fevereiro, na quinta-feira (29) Zelensky mencionou que a data e local poderiam ser alterados devido às tensões entre EUA e Irã.
Simultaneamente, o enviado do Kremlin para assuntos econômicos, Kirill Dmitriev, se reuniu na Flórida com o enviado especial americano Steve Witkoff, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o genro do então presidente Donald Trump, Jared Kushner. O encontro, organizado sob a mediação americana para buscar o fim do conflito, foi descrito como produtivo pelas partes, embora os detalhes das discussões não tenham sido divulgados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login