Conecte Conosco

Mundo

Ucrânia espera reuniões na próxima semana para avançar negociação com a Rússia

Publicado

em

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou neste sábado (31) que aguarda encontros diplomáticos na próxima semana com o objetivo de impulsionar as negociações com Moscou, o que indica que o encontro inicialmente marcado para domingo em Abu Dhabi pode não ocorrer.

Zelensky destacou, em seu discurso diário, que estão se preparando para esses encontros e mantêm contato constante com os Estados Unidos para obter informações sobre os próximos passos. Ele ressaltou que a Ucrânia está aberta a participar de qualquer formato de negociação e que é fundamental que essas reuniões resultem em avanços concretos.

Em 23 e 24 de janeiro, houve um primeiro ciclo de discussões em Abu Dhabi entre representantes da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos. Essas foram as primeiras negociações diretas envolvendo as três partes desde o início da guerra causada pela invasão russa, em fevereiro de 2022.

Embora tenha sido acordado dar continuidade às negociações em 1º de fevereiro, na quinta-feira (29) Zelensky mencionou que a data e local poderiam ser alterados devido às tensões entre EUA e Irã.

Simultaneamente, o enviado do Kremlin para assuntos econômicos, Kirill Dmitriev, se reuniu na Flórida com o enviado especial americano Steve Witkoff, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o genro do então presidente Donald Trump, Jared Kushner. O encontro, organizado sob a mediação americana para buscar o fim do conflito, foi descrito como produtivo pelas partes, embora os detalhes das discussões não tenham sido divulgados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados