Conecte Conosco

Centro-Oeste

Adolescente está em coma após ser agredido

Publicado

em

O jovem Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos, permanece internado em estado grave e em coma desde 23 de janeiro, depois de ter sido atacado durante uma briga no Distrito Federal. O piloto de automobilismo Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, foi preso preventivamente, decisão mantida após audiência realizada no dia 31 de janeiro.

A confusão aconteceu no bairro Vicente Pires, em Brasília. Tudo começou quando Pedro Turra jogou um chiclete mascado em um amigo do Rodrigo, o que gerou uma discussão que acabou em agressões físicas. Câmeras no local mostraram o momento em que o piloto empurrou Rodrigo, que caiu, bateu a cabeça e perdeu a consciência. Ele sofreu um grave traumatismo craniano e continua hospitalizado, sem previsão de melhora.

Após o ocorrido, Turra foi preso em flagrante no dia seguinte, mas após pagar fiança de 24 mil reais, foi solto. Posteriormente, a prisão foi decretada preventivamente, considerando indícios de interferência nas investigações e relatos de agressões repetidas atribuídas a ele.

Audiência de Custódia

Na manhã de 31 de janeiro, Pedro Arthur Turra Basso participou de audiência no Núcleo de Audiência de Custódia, na Polícia Civil. Ele relatou ter sofrido ameaças por parte de agentes e outros detentos.

Ao fim da audiência, foi decidido que Turra ficará provisoriamente em uma cela individual até sua transferência para o Centro de Detenção Provisória no Complexo Penitenciário da Papuda, prevista até terça-feira. Ele responde por lesão corporal grave.

Possível omissão de socorro

O delegado Pablo Aguiar, que comanda a 38ª Delegacia de Polícia de Vicente Pires, disse em entrevista que testemunhas que apenas filmaram a agressão e não ajudaram podem ser responsabilizadas por omissão de socorro.

Segundo o delegado, a postura das testemunhas é preocupante. “É um fato que nos assusta. Que tipo de sociedade estamos formando?”, questionou.

Investigações

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca em locais ligados a Pedro Turra nas regiões do Park Way e Águas Claras. Foram apreendidos celular, computador, uma faca e um soco inglês para perícia.

As investigações também buscam relatos de outras agressões atribuídas a Turra. Em um caso, ele é suspeito de usar uma arma de choque contra uma adolescente para obrigá-la a beber álcool. Outro homem relatou ter sido agredido por ele em junho do ano anterior.

Familiares, amigos e moradores se reuniram em apoio ao Rodrigo. Na sexta-feira, mais de 100 pessoas fizeram um ato de solidariedade em frente ao hospital onde ele está internado. Paralelamente, Pedro Turra foi desligado da Fórmula Delta, campeonato de automobilismo do qual participava. A organização declarou que não aceita qualquer tipo de violência.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados