Conecte Conosco

Brasil

Papa Leão XIV funda nova diocese no Ceará

Publicado

em

Na manhã do primeiro dia de 2026, o Papa Leão XIV oficializou a criação da nova diocese de Baturité, localizada no estado do Ceará, Brasil. O decreto, publicado na quinta-feira, 1º de janeiro, nomeia o bispo franciscano capuchinho Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu como o primeiro líder dessa nova jurisdição eclesiástica, a primeira a ser estabelecida no Ceará desde 1971. “Aceito essa missão com disposição, alegria e espírito de serviço”, declarou Dom Pepeu.

Esta diocese foi desmembrada da arquidiocese de Fortaleza e abrange 14 municípios que juntos reúnem quase 300 mil habitantes, conforme dados do IBGE. As cidades pertencentes à diocese são Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção. A diocese possui 21 paróquias distribuídas em uma área pastoral de mais de 7 mil quilômetros quadrados localizada a oeste da capital cearense.

Para o atendimento espiritual, a nova diocese contará com a colaboração de 28 sacerdotes diocesanos, 11 padres adicionais, um diácono permanente, seis seminaristas, dez religiosos leigos e 31 religiosas.

Perfil do bispo nomeado

Dom Luís Gonzaga Pepeu, natural de Caruaru (PE), nasceu em 1957 e foi ordenado diácono em maio e presbítero em dezembro de 1982. Dentro da vida religiosa, ele ocupou cargos importantes como ministro provincial por dois mandatos, presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) e capelão da Comunidade Portuguesa em Washington, EUA. Também atuou como guardião da Cúria Geral dos Capuchinhos e assessor da Procuradoria Geral da Ordem em Roma.

Na década de 1990, concluiu mestrado em Direito Canônico na Universidade Católica da América em Washington e seu doutorado na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Nomeado bispo de Afogados da Ingazeira (PE) em 2001 pelo Papa São João Paulo II, foi transferido para a arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) em 2008 pelo Papa Bento XVI, onde atuou como arcebispo metropolitano. Dom Pepeu também foi presidente regional da CNBB e membro da comissão episcopal para o Acordo Brasil-Santa Sé.

Importância para a Igreja local

A criação da diocese foi muito bem recebida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que celebrou a iniciativa como um avanço significativo na missão da Igreja de evangelizar e fortalecer sua presença junto ao povo.

O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, expressou sua satisfação, ressaltando que essa nova diocese é um presente para a população do Ceará e demonstra o zelo da Igreja pelas comunidades locais. Ele enfatizou que a criação de uma nova diocese facilitará uma evangelização mais próxima e eficaz.

O bispo Dom Pepeu, em sua primeira mensagem à nova comunidade, pediu o apoio e as orações dos fiéis para realizar seu trabalho pastoral com amor e dedicação, inspirado no Coração de Jesus, o Bom Pastor.

Catedral e legado histórico

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma, em Baturité, foi escolhida como catedral da nova diocese. Este templo, construído entre 1764 e 1784, é um marco histórico e cultural da região, simbolizando a fé e a história da evangelização no Maciço de Baturité. Reconhecida pela sua arquitetura preservada, é um valioso patrimônio para a população local.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados