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Prefeitura vai desapropriar garagens das viações que operam em SP
A Prefeitura de São Paulo diz que irá desapropriar as garagens das viações de ônibus da cidade para aumentar a concorrência das licitações do setor. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, informou neste domingo (1º) que o objetivo da medida é impedir que essas áreas sejam comercializadas e que a posse de um terreno para guardar os ônibus seja decisiva para a participação na concorrência.
“A Prefeitura reserva aquela área, não pode vender e construir um empreendimento, por exemplo. A área fica sendo da Prefeitura eternamente, é um elemento de força”, afirmou. Tatto disse que já na próxima semana o prefeito deve assinar decretos que transformam as garagens em áreas de utilidade pública.
Com a desapropriação, uma empresa que não tem um terreno grande na cidade para guardar os veículos pode também entrar na concorrência, explicou Tatto. A Prefeitura acredita que isso aumentará o número de interessados nas licitações.
A nova licitação dos ônibus da cidade deve estar concluída no primeiro semestre, de acordo com o secretário. Atualmente, o sistema é operado por um contrato emergencial. São 16 consórcios, formados por empresas e cooperativas, com 15 mil veículos e mais de 1,3 mil linhas.
Mudanças
O secretário disse que está sendo estudada uma reorganização nas linhas de ônibus. Uma das ideias, ainda em análise, é aumentar o número de assentos e reduzir o de veículos nos corredores, com o uso de mais ônibus articulados.
“Estamos estudando a melhor maneira de organizar o sistema e atender a demanda na cidade. Atualmente, você tem ônibus que anda muito vazio e outro muito cheio”, afirmou Tatto. “O que tem de conceitual é que estamos mudando o jeito de operar na cidade de São Paulo. Vamos criar uma rede específica para cada horário, de madrugada uma rede específica, no domingo outra. O desejo do usuário é diferente em cada período desse.”
Ele explicou que os trajetos das linhas podem mudar aos domingos, por exemplo, e priorizar o transporte para parques e áreas de lazer. “O trajeto de domingo nas linhas não pode ser igual daquele durante a semana”, afirmou. Tatto citou que a Vila Madalena pode ter mudanças no tamanho dos veículos que acessam o bairro. “A Vila Madalena tem ônibus grandes passando dentro, você pode ter só circulares”, disse.
Fonte: G1