Mundo
María Corina busca acordo para transição na Venezuela
María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, demonstrou disposição para se encontrar com a presidente interina, Delcy Rodríguez, caso seja necessário, para discutir um planejamento de transição no país, segundo reportagens de veículos colombianos após conversa com a ganhadora do Nobel da Paz.
Informações do jornal El Tiempo e da rádio Caracol indicam que María Corina avalia a possibilidade deste encontro, especialmente após a detenção do ex-presidente Nicolás Maduro em uma operação dos EUA em Caracas, ocorrida em 3 de janeiro.
María Corina declarou, conforme reportagem do principal jornal da Colômbia, que, se for necessário um encontro para definir o progresso de um roteiro de transição, ele será realizado. Ela participou de uma videoconferência com jornalistas locais para discutir o assunto.
No cenário atual da Venezuela, após a saída de Maduro, o papel de María Corina ainda é incerto. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, inicialmente questionou a capacidade da opositora para assumir o cargo presidencial, mas amenizou sua posição depois de receber dela a medalha do Nobel da Paz em janeiro.
A oposição acusa fraude nas eleições presidenciais realizadas em julho de 2024, nas quais Maduro foi reeleito.
María Corina está fora da Venezuela desde dezembro, quando deixou a clandestinidade para viajar a Oslo e receber a honraria do Nobel no mesmo mês.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login