Brasil
Lula quer enviar projeto para acabar com escala 6×1 com urgência
O governo está com pressa para aprovar a proposta que acaba com a jornada de trabalho 6×1, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua reeleição. Por isso, planeja enviar à Câmara um projeto de lei com pedido de urgência constitucional, acelerando a análise do tema.
“Estamos considerando essa possibilidade, sim”, afirmou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A Constituição estabelece que um projeto em regime de urgência deve ser votado em até 45 dias na Câmara e outros 45 dias no Senado.
O governo está preocupado com o impacto do escândalo do Banco Master e suas conexões políticas nas votações do Congresso durante este ano eleitoral, que terá um calendário mais curto. No segundo semestre, deputados e senadores tendem a diminuir o ritmo para se concentrarem em suas campanhas.
Na mensagem enviada por Lula ao Congresso nesta segunda-feira (2) com as prioridades do governo para 2026, o fim da escala 6×1 está listado entre os principais desafios do Executivo, ao lado de projetos como a regulamentação do trabalho por aplicativos e a PEC da Segurança Pública.
Atualmente, existem quatro propostas de emenda à Constituição (PECs) e um projeto de lei sobre o tema tramitando no Congresso, mas ainda não há consenso sobre a carga horária semanal de trabalho, por exemplo. José Guimarães, líder do governo na Câmara, afirmou: “Acho melhor tentarmos unificar as propostas e enviar um texto novo”.
Na quarta-feira, dia 4, Lula oferecerá um churrasco na Granja do Torto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos líderes de bancadas partidárias aliadas. O encontro também visa alinhar as votações dos próximos meses, após um ano cheio de instabilidades.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login