Mundo
Xi apoia um mundo com vários centros de poder organizados
O presidente Xi Jinping defendeu nesta terça-feira (3) um “mundo multipolar justo e organizado” em meio ao “assédio unilateral”, durante uma reunião em Pequim com seu colega uruguaio, Yamandú Orsi.
O presidente do Uruguai segue o exemplo de vários líderes internacionais que visitaram a China recentemente para fortalecer os laços com a segunda maior economia do mundo, buscando evitar as políticas tarifárias imprevisíveis do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A situação global está cheia de turbulências interligadas e o assédio unilateral está crescendo”, afirmou Xi, em uma possível referência a Washington, durante o encontro com Orsi no Grande Salão do Povo, conforme transmitido pelo canal estatal CCTV.
A China “está disposta a aumentar a solidariedade e a cooperação com o Uruguai no Sul Global, promovendo juntos um mundo multipolar justo e organizado, além de um processo de globalização econômica mais inclusivo”, declarou.
Pequim também disse apoiar os países da América Latina e do Caribe na proteção de sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento.
A China expressou oposição à operação militar dos Estados Unidos que resultou na queda do presidente venezuelano Nicolás Maduro, aliado próximo de Pequim, atualmente detido em Nova York sob a acusação de narcotráfico.
Orsi e Xi firmaram acordos nas áreas de ciência, tecnologia, proteção ambiental, entre outras.
A China é o maior parceiro comercial do Uruguai, sendo o principal destino para suas exportações e um comprador importante de produtos agrícolas como soja e carne bovina.
Xi informou que ambos os países têm a intenção de desenvolver a cooperação em setores emergentes, tais como tecnologia sustentável, economia digital e inteligência artificial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login