Conecte Conosco

Mundo

OMS busca 1 bilhão de dólares para crises em 2026

Publicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um pedido de ajuda no valor de um bilhão de dólares (equivalente a 5,2 bilhões de reais) para fortalecer os serviços de saúde nos países que enfrentarão graves emergências em 2026.

Chikwe Ihekweazu, diretor executivo do Programa de Gestão de Emergências Sanitárias da OMS, afirmou: “Os fundos irão apoiar ações de saúde em 36 áreas críticas, incluindo Gaza e o Oriente Médio, Sudão, Ucrânia, República Democrática do Congo, Haiti e Mianmar”.

Ele também expressou preocupação sobre a grande demanda e o desafio de responder adequadamente às necessidades: “Estamos muito atentos à escala dessas necessidades e à nossa capacidade de atuação”.

No ano anterior, embora a OMS tenha requisitado 1,5 bilhão de dólares, recebeu somente 900 milhões.

Ihekweazu explicou: “Por isso, neste ano, ajustamos o pedido para baixo, para melhor alinhar com os recursos disponíveis, considerando a situação global e as dificuldades enfrentadas por muitos países”.

Em 2025, a OMS respondeu a 50 emergências de saúde em 82 países, auxiliando mais de 30 milhões de pessoas com serviços essenciais.

O diretor detalhou: “Oferecemos suporte em mais de 8.000 unidades de saúde e colocamos em ação mais de 1.400 clínicas móveis para atendimento médico”.

Além disso, a entidade coordenou o trabalho de 1.500 parceiros em contextos humanitários e mobilizou mais de 100 equipes médicas internacionais de emergência, realizando 1,8 milhão de consultas médicas em mais de 20 nações.

Ihekweazu destacou ainda: “Para cada emergência que enfrentamos, muitas outras foram evitadas. Em 2025, a OMS identificou e respondeu a mais de 450 ameaças à saúde pública, através de uma vigilância contínua e em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, para proteger a segurança global”.

De acordo com a OMS, cerca de 250 milhões de pessoas continuam vivendo em situações de crise humanitária, que afetam seu acesso aos cuidados de saúde.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados