Brasil
CPI quer ouvir governador do DF sobre Banco Master
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), anunciou nesta terça-feira (3), em Brasília, que solicitará a convocação do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha. Se o pedido for aprovado, Ibaneis terá que comparecer obrigatoriamente.
Convocado para a sessão da CPI no mesmo dia, Ibaneis enviou um ofício informando que enviaria o secretário de Segurança, Sandro Avelar, para representar o governo do DF. No entanto, quem esteve presente foi o secretário-executivo, Alexandre Patury, número dois da secretaria.
Devido a isso, a sessão da CPI agendada para terça-feira (3) foi cancelada. O presidente da CPI pretende apresentar um requerimento para a convocação do governador Ibaneis Rocha à comissão, conforme comunicado da assessoria do senador Fabiano Contarato.
O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), justificou o convite ao governador destacando que, apesar do DF apresentar uma taxa de homicídios controlada, a capital concentra o centro político e econômico. Ele afirmou que os gestores poderão esclarecer as estratégias para combater a lavagem de dinheiro, a desestruturação das facções criminosas e a infiltração do crime organizado em setores econômicos e governamentais, conforme consta no requerimento que solicita o depoimento de Ibaneis.
A reportagem da Agência Brasil tentou contato com a assessoria do Governo do Distrito Federal para comentar o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
Banco Master
Ibaneis Rocha está envolvido no escândalo do Banco Master e enfrenta na Câmara Legislativa do DF pedidos para abertura de CPI e processo de impeachment. O Banco de Brasília (BRB), banco público do DF, está sendo investigado por tentativa de aquisição do Banco Master, que teria emitido créditos fraudulentos para captar recursos no mercado financeiro.
Segundo as investigações, as fraudes podem totalizar até R$ 17 bilhões. Devido aos indícios de irregularidade, o Banco Central determinou a liquidação do Banco Master.
O governador Ibaneis nega qualquer irregularidade e afirma estar tranquilo em relação às investigações envolvendo o BRB.
Outros governadores
A CPI do Crime Organizado programou para esta semana a oitiva de governadores sobre a atuação do crime organizado e de facções criminosas em seus estados. Na quarta-feira (4), estava previsto o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, porém a sessão também foi cancelada. O governador do Rio informou à CPI que cumpriria agenda oficial na Europa e, portanto, não poderia comparecer.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login