Economia
Alckmin vê otimismo no encontro Lula e Trump com objetivo de acabar tarifas
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, declarou nesta terça-feira, 3, que há uma expectativa positiva em relação ao encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. O foco principal é eliminar as tarifas elevadas, mesmo que já tenham sido reduzidas anteriormente.
“A expectativa é boa e está centrada na relação entre Brasil e Estados Unidos. Houve melhora. Antes, aproximadamente 37% das exportações brasileiras para os EUA estavam sujeitas a tarifas entre 10% e 50%. Essa carga tarifária foi reduzida gradualmente de 50% para 22% atualmente. A intenção é zerar essas tarifas, pois não faz sentido mantê-las”, explicou Alckmin.
Ele acrescentou que, no próximo encontro entre os presidentes, o foco será em produtos agrícolas e especialmente na indústria, que ainda enfrenta tarifas de 50%.
“Já avançamos bastante, removendo tarifas de vários setores como carnes, aviação, suco de laranja, frutas e café. Agora, o objetivo é concentrar esforços em certos produtos do campo e principalmente na indústria, que ainda sofre com a tarifa de 50%”, finalizou o vice-presidente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login