Economia
Copom destaca importância da união entre políticas fiscal e monetária
O Comitê de Política Monetária (Copom) ressaltou que a discussão em sua reunião de janeiro mostrou novamente a importância da cooperação entre as políticas fiscal e monetária.
O Comitê afirmou que a falta de avanço nas reformas estruturais e na disciplina fiscal, o crescimento do crédito direcionado e as dúvidas sobre a estabilidade da dívida pública podem aumentar a taxa básica de juros da economia, afetando negativamente a eficácia da política monetária e o custo para reduzir a inflação, impactando a atividade econômica.
O comitê reforçou que as políticas precisam ser consistentes, confiáveis e ajustadas ao ciclo econômico. Uma política fiscal que atue de forma a diminuir os riscos financeiros ajuda a manter a inflação dentro da meta.
Análise do mercado de trabalho
O Copom também continua de perto a situação do mercado de trabalho. Recentemente, a taxa de desemprego tem se mantido baixa, enquanto os salários reais estão crescendo acima da produtividade do trabalho.
O comitê destacou a importância de entender as características atuais e estruturais do mercado de trabalho para avaliar como as mudanças na ocupação afetam os salários e, consequentemente, os preços em vários setores da economia.
Na última decisão, o Copom manteve a taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez consecutiva, mas indicou a intenção de começar a reduzir os juros na reunião de março.
Além disso, o comitê avaliou que o crescimento da economia brasileira continua em desaceleração, conforme esperado, com desempenho variado entre os diferentes setores.
Essa redução na demanda geral é fundamental para equilibrar a oferta e a procura na economia e para controlar a inflação.
Setores mais sensíveis às condições financeiras estão desacelerando mais, enquanto setores que dependem da renda mostram maior resistência. Em períodos de mudança no ciclo econômico, é comum observar sinais mistos vindos dos indicadores econômicos e diferenças entre as expectativas e os dados divulgados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login