Conecte Conosco

Economia

Queda na produção industrial em dezembro atinge veículos, produtos químicos e metalurgia

Publicado

em

A produção industrial brasileira registrou uma redução de 1,2% em dezembro em comparação a novembro, principalmente devido à diminuição na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,7%), produtos químicos (-6,2%) e metalurgia (-5,4%). No total, 17 dos 25 setores industriais pesquisados apresentaram queda na produção em dezembro em relação ao mês anterior.

Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Industrial Mensal nesta terça-feira, dia 3.

Outros setores que também contribuíram negativamente foram equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,2%), produtos minerais não metálicos (-6,6%), máquinas e equipamentos (-4,6%), produtos têxteis (-9,0%), produtos de borracha e material plástico (-2,2%) e a confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,1%).

Por outro lado, entre as oito atividades industriais que apresentaram crescimento, o setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis registrou o maior aumento com 5,4%. Outros setores que influenciaram positivamente foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (6,7%) e indústrias extrativas (0,9%).

Comparação anual

Quando comparamos dezembro de 2025 com dezembro de 2024, houve um crescimento de 0,4% na produção industrial, impulsionado principalmente por indústrias extrativas (7,0%), produtos alimentícios (5,5%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (28,6%).

Dez dos 25 setores observaram crescimento, com destaque também para produtos de borracha e material plástico (4,7%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (9,7%), produtos diversos (11,0%), máquinas e equipamentos (2,4%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (6,3%).

IBGE ressaltou que dezembro de 2025 teve um dia útil a mais (22 dias) em comparação ao mesmo mês do ano anterior (21 dias).

No entanto, 15 atividades apresentaram redução, sendo as maiores quedas nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-4,6%), produtos químicos (-7,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,0%).

Indicador de Difusão

O índice de difusão, que indica a proporção de setores industriais que tiveram aumento na produção em relação ao mesmo mês no ano anterior, subiu de 42,3% em novembro para 47,3% em dezembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados