Conecte Conosco

Economia

Haddad critica vazamento e reação coordenada no BC

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 3, que o vazamento das indicações para a diretoria do Banco Central (BC) prejudicou o processo de escolha dos novos membros. Durante uma entrevista à Rádio Bandnews, ele destacou que estranhou a reação coordenada contra os candidatos sugeridos para a liderança do BC.

Foram indicados Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti para duas vagas na diretoria do BC. Os ex-diretores Diogo Guillen, da área de Política Econômica, e Renato Gomes, da Organização do Sistema Financeiro e Resolução, encerraram seus mandatos no fim de 2025.

Haddad ressaltou que se o objetivo de quem vazou as informações era ajudar, o efeito foi o contrário, pois atrapalhou o processo. Ele também destacou a excelente reputação dos indicados. “Cavalcanti e Mello possuem ética impecável, e quem critica não entende o assunto“, disse o ministro.

Tiago Cavalcanti é professor titular de Economia e membro do Trinity College, na Universidade de Cambridge. Para Haddad, ele é uma das maiores promessas da economia nacional entre os profissionais brasileiros que atuam no exterior com menos de 50 anos.

Guilherme Mello ocupa atualmente a função de secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda, tendo seu trabalho elogiado pelo ministro.

Há poucas semanas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a mencionar as indicações, embora ainda deva ocorrer uma reunião para definir os nomes oficialmente.

Haddad disse que já discutiu o tema com Lula em novembro, mas reconheceu que o presidente ainda não está completamente focado nessa decisão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados