Conecte Conosco

Mundo

Impacto do clima será fator chave nas notas dos países, diz Fitch

Publicado

em

Segundo a Fitch Ratings, o impacto das mudanças climáticas será um elemento cada vez mais importante na avaliação de crédito dos países ao redor do mundo nas próximas décadas. Recentemente, a agência lançou o programa Sinais de Vulnerabilidade Climática (Climate.VS), uma ferramenta que ajuda a identificar quais países estão mais suscetíveis a riscos climáticos e necessitam de atenção especial nas análises.

O Climate.VS mostra a exposição dos países aos riscos relacionados ao clima previstos para o período de 2030 a 2050, numa escala que varia de 0 a 100.

Estima-se que cerca de metade das nações avaliadas tenham um índice Climate.VS superior a 50 até 2050, indicando que esses fatores podem ser decisivos para uma possível rebaixamento da classificação de crédito. Países com grandes exportações de combustíveis fósseis e pequenas nações vulneráveis a riscos climáticos físicos estão entre os mais afetados.

Até 2035, os riscos climáticos que possam provocar alterações nas notas dos países são menos expressivos, com apenas 7% dos países apresentando um índice Climate.VS acima de 50. A expectativa é que os efeitos se intensifiquem drasticamente entre 2035 e 2050, à medida que a demanda mundial por combustíveis fósseis cai, as temperaturas globais sobem e eventos climáticos extremos se tornam mais frequentes e severos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados