Mundo
Putin e Xi falam sobre cooperação e relações globais
O presidente Vladimir Putin da Rússia e o líder chinês Xi Jinping se reuniram por videoconferência nesta quarta-feira (4) para debater o fortalecimento da parceria econômica entre Moscou e Pequim, além de abordar a relação com os Estados Unidos e assuntos internacionais.
A conversa aconteceu em um momento em que líderes ocidentais buscam estreitar laços com a China, apesar das divergências quanto à guerra na Ucrânia. Países europeus pressionam Pequim a diminuir o apoio à Rússia, enquanto a China permanece como principal parceira comercial de Moscou, que tenta mitigar os impactos das sanções ocidentais.
Putin destacou que a cooperação entre os dois países contribui para a estabilidade num contexto global difícil. Já Xi mencionou os planos para aprimorar as relações bilaterais e aprofundar a cooperação estratégica.
O presidente russo elogiou a colaboração no setor energético, incluindo o uso pacífico da energia nuclear, projetos de alta tecnologia, e a decisão chinesa de facilitar a entrada de cidadãos russos sem necessidade de visto, medida também adotada pela Rússia.
De acordo com o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, as avaliações sobre a relação com os EUA feitas por Putin e Xi foram similares, defendendo uma cooperação baseada no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. O apoio de Xi às negociações entre Rússia, Ucrânia e EUA realizadas em Abu Dhabi também foi citado.
Putin ressaltou que os Estados Unidos não responderam ao pedido para estender, por mais um ano, o tratado nuclear New START, que vence nesta quinta-feira, mas garantiu que a Rússia continuará aberta a diálogos para assegurar estabilidade estratégica. Também foram abordadas as tensões no Irã, além das situações na Venezuela e em Cuba.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login