Notícias Recentes
Segundo dia de desocupação de área no DF tem presos e ônibus queimado
Manifestantes incendiaram um ônibus e fizeram barricadas na entrada do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, no segundo dia de operação da Agefis para derrubar casas construídas em uma área irregular. Segundo a Polícia Militar, os manifestantes chegaram a usar coquetéis molotov e fogos de artifício contra fiscais e policiais. Até as 13h, quatro pessoas foram presas, por desacato e depredação.
Cerca de 200 polícias participam da operação. Segundo o coronel Alcenor Santos, o tumulto foi criado por moradores da Nova Jerusalém e de Madureira, regiões próximas ao Sol Nascente, que temem terem suas casas também derrubadas.
De acordo com a PM, dois ônibus foram roubados pelos manifestantes para serem usados como barricadas nas entradas da região – um deles foi incendiado. Os manifestantes também atearam fogo em pneus e usaram entulhos e madeiras para fechar as entradas da região.
Morador de Nova Jerusalém, Bevenuto Gonalves, de 27 anos, diz que os moradores fizeram a barricada para proteger as construções. “Isso é uma proteção para não derrubarem nossa moradia digna. A gente precisa de dignidade. Aqui estão derrubando sonhos, não só paredes”, afirmou.
Gonçalves contou ainda que os moradores não fora notificados pela Agefis da desocupação. “Eles não falaram nada, disseram que não vão derrubar, mas a gente não confia. Temos certeza que eles vão derrubar aqui também”, disse Benevuto. “Nessas horas não aparece ninguém para nos ajudar, somos tratados como cachorros. Tem crianças chorando e eles jogaram [spray] pimenta nos olhos.”
Mãe de uma moradora do local, Silene Martins, de 43 anos, disse que começou a fazer uma relação dos moradores do local, para mais tarde ajudar na volta deles à região, se possível. “Eu me comovi. Minha filha tinha um barraco e ontem eles entraram sem respeitar ninguém. Não esperaram nem moradores tirarem as telhas”, disse.
A aposentada Francisca Moraes, 62 anos, disse que se mudou para o local no último dia 23 de janeiro. Ela morava antes na Expansão do Setor O. “O jeito agora é ir para a minha irmã, em Águas Lindas.”
Início da operação
Nesta quarta-feira (4) um grupo que ocupava irregularmente uma área no Sol Nascente de Ceilândia, no Distrito Federal, montou barricadas com fogo, agrediu jornalistas e tomou o caminhão de uma empresa que prestava serviço de coleta de lixo.
O protesto foi contra a operação do governo para desocupar a área. A Polícia Militar esteve no local com tropas montadas e de choque para tentar controlar a situação. Policiais chegaram a usar spray de pimenta para conter manifestantes.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login