Destaque
Sobradinho ganha novas áreas para comércio, moradia e serviços
A região administrativa de Sobradinho terá novas áreas destinadas para moradia, comércio, serviços e pequenas indústrias. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, em 29 de janeiro, o projeto que cria as quadras 15 a 22 no Setor de Expansão Econômica da cidade.
Com cerca de 110,6 mil metros quadrados, próximas à BR-010, o projeto visa aumentar as opções de moradia e fomentar a geração de empregos e renda, transformando a região em um novo centro urbano integrado. A proposta foi feita pela Companhia Imobiliária de Brasília, Terracap.
O parcelamento prevê 182 unidades imobiliárias, sendo que 115 lotes terão uso misto – comercial, serviços e pequenas indústrias – com possibilidade de moradia nos andares superiores. Espera-se até 661 domicílios e cerca de 2,1 mil moradores, respeitando as normas de densidade urbana.
Outros 63 lotes serão dedicados a usos industriais específicos, além de quatro áreas reservadas para equipamentos públicos. O planejamento inclui um Espaço Livre de Uso Público para lazer e convivência e ruas conectadas às vias existentes, priorizando pedestres e ciclistas.
Valter Casimiro Silveira, secretário de Obras e Infraestrutura do DF e relator do projeto, afirmou que a proposta cumpre as normas urbanísticas e ambientais e atende às necessidades da população. Segundo ele, o projeto está alinhado ao interesse público, pois gera emprego, renda e promove a continuidade do desenvolvimento urbanístico da região.
A Terracap informou que o empreendimento possui estudos de impacto urbanístico, ambiental, social e de mobilidade, além de licença ambiental prévia e viabilidade técnica confirmada pelas concessionárias. O projeto somente avançará após o cumprimento das condições estabelecidas pelo órgão ambiental.
Não há cronograma definido para o início das obras, já que o projeto ainda precisa passar por etapas administrativas e o envio de lei à Câmara Legislativa para desincorporação da área, além de decreto para aprovação urbanística.
Hamilton Lourenço, diretor técnico da Terracap, destacou que a iniciativa dá uso social a uma área que estava ociosa, gerando empregos e moradia, aproximando residência e trabalho e reduzindo deslocamentos urbanos.
Expectativa do setor produtivo
Osmair da Rocha, presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores Comerciais de Sobradinho I e morador da região, explica que a expansão nasceu de uma mobilização iniciada em 2017 por empresários locais. Ele destaca que muitos empreendedores trabalham em imóveis alugados e que a abertura das novas quadras é essencial para preparar o comércio e serviços para o crescimento da população.
Osmair ainda acredita que lotes maiores podem atrair empresas médias e grandes, criando muitos empregos e fortalecendo a economia local, além de diminuir a necessidade de deslocamentos para outras áreas do Distrito Federal.
Nova unidade educacional em Planaltina
Na mesma reunião, o Conplan aprovou o parcelamento do solo para a construção de um Centro de Educação Profissional do Senac-DF em Planaltina, no Setor Habitacional Mestre D’Armas.
O projeto prevê um lote de 13,7 mil metros quadrados para uso institucional, com áreas livres e sistema de circulação com vias, ciclovias e calçadas. A unidade deverá atender cerca de 7,5 mil alunos por ano em cursos de tecnologia, beleza, saúde, moda, gestão, gastronomia, turismo e economia criativa.
Após a aprovação no Conplan, o projeto passará por análise técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e dependerá de decreto governamental para obtenção da licença urbanística.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login