Mundo
França e Canadá inauguram consulados na Groenlândia em gesto de apoio
França e Canadá, duas nações contrárias à proposta do presidente dos Estados Unidos de assumir o controle da Groenlândia, inauguraram nesta sexta-feira (6) seus consulados em Nuuk, capital desta região autônoma da Dinamarca, demonstrando apoio explícito ao governo local.
“É uma conquista para os groenlandeses que dois países parceiros estabeleçam representações diplomáticas em Nuuk”, afirmou Jeppe Strandsbjerg, cientista político da Universidade da Groenlândia.
Embora o presidente Trump e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, tenham anunciado um “acordo fundamental” sobre o futuro da ilha ártica, tanto a Dinamarca quanto a Groenlândia recusam qualquer cedência de soberania, uma posição respaldada por países europeus.
A iniciativa francesa de abrir um consulado foi decidida antes das recentes tensões e havia sido comunicada em junho durante a visita do presidente Emmanuel Macron a Nuuk.
Já o Canadá, ainda em 2024, expressou planos de abrir um consulado-geral neste vasto território do Ártico para fortalecer laços com os groenlandeses.
Esses consulados estarão subordinados às embaixadas da França e do Canadá localizadas em Copenhague.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login