Conecte Conosco

Economia

PF investiga investimentos da Previdência do Amapá no Banco Master

Publicado

em

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira uma operação para verificar suspeitas de irregularidades na administração dos recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá (RPPS/AP). A investigação concentra-se na aprovação e execução dos investimentos efetuados pela Amapá Previdência (Amprev), órgão estadual responsável pela previdência, em Letras Financeiras do Banco Master.

Dentre os alvos dos quatro mandados de busca e apreensão cumpridos, está o diretor da Amprev, Jolcildo Lemos. Nomeada Operação Zona Cinzenta, a ação foi autorizada pela 4ª Vara de Justiça Federal e incluiu também membros do comitê de investimento da Amprev. O Globo apurou que eles, junto com o diretor da autarquia, aprovaram os votos favoráveis à aplicação em letras financeiras do Banco Master durante três reuniões realizadas em julho de 2024.

A Amprev decidiu investir R$ 400 milhões em títulos do Banco Master. Esses aportes ocorreram em julho de 2024 sob a liderança do presidente do fundo, Jocildo Lemos, que afirmou ter assumido a presidência do fundo após um convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conforme reportagem do O Globo em novembro.

No período, Jocildo foi questionado por conselheiros da Amprev por continuar com o investimento no Banco Master, mesmo diante de recomendações contrárias. Em resposta, explicou que o comitê de investimentos que ele preside frequentemente recebe muitas informações falsas.

Segundo ele, “a oferta mais vantajosa para a Previdência do Amapá era a do Banco Master, que apresentava uma taxa de juros superior”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados