Conecte Conosco

Economia

Aluguel residencial sobe 0,65% em janeiro e atinge 5,62% em 12 meses, revela FGV

Publicado

em

Aumento no aluguel residencial em janeiro atinge 0,65%

Os aluguéis residenciais registraram um aumento de 0,65% em janeiro, após um crescimento de 0,51% em dezembro. Estes dados são divulgados pelo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta sexta-feira, 6. No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, o índice apresentou uma alta de 5,62%, uma desaceleração em relação ao avanço de 8,85% nos 12 meses encerrados em dezembro.

Matheus Dias, economista do Ibre/FGV, explica que essa redução na taxa de alta anual se deve principalmente a um efeito-base, já que a comparação agora é feita com um período anterior que apresentou reajustes mais elevados, como janeiro de 2025, que teve alta mensal de 3,7%. Ele ressalta que essa desaceleração não significa necessariamente uma redução nos valores do aluguel ou uma pausa no aumento dos preços, que podem continuar crescendo mensalmente, mas em um ritmo mais moderado, refletindo uma normalização após um período mais volátil entre 2023 e 2024.

O IVAR foi desenvolvido para acompanhar a evolução mensal dos valores dos aluguéis residenciais no mercado brasileiro, com base em dados de contratos firmados diretamente entre locadores e locatários por meio de administradoras de imóveis. Antes, as informações vinham dos anúncios de imóveis para locação, e não dos valores efetivamente negociados.

Variação nas principais capitais

Nas quatro principais capitais que integram o índice, o comportamento dos aluguéis apresentou variações em janeiro: em São Paulo, houve um aumento de 0,63%, após 0,65% em dezembro; no Rio de Janeiro, o índice passou da estabilidade (0,0%) a uma alta de 0,57%; em Belo Horizonte, o aumento foi de 0,53%, depois de 1,11% em dezembro; e em Porto Alegre, o crescimento foi de 0,78%, superando os 0,25% registrados em dezembro.

No total dos 12 meses, o avanço acumulado dos aluguéis foi de 5,64% em São Paulo, 12,71% em Belo Horizonte, 9,98% no Rio de Janeiro, e houve uma queda de 1,74% em Porto Alegre.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados