Brasil
Irã e EUA concordam em continuar as negociações, diz chanceler de Teerã
O chanceler iraniano Abbas Araghchi declarou nesta sexta-feira (6) que a rodada de negociações em Omã com os Estados Unidos ocorreu em um “clima bastante positivo” e explicou que ambas as partes concordaram em manter os contatos.
“Tivemos uma troca de opiniões em um ambiente muito favorável, conhecemos o ponto de vista da outra parte”, afirmou o ministro à televisão estatal iraniana.
“Este é um bom começo”, acrescentou Araghchi. Os dois lados “concordaram em seguir com as conversações, embora os detalhes e a agenda ainda precisem ser definidos”, completou.
As conversas em Mascate marcaram o primeiro encontro direto entre os dois países desde que os Estados Unidos se aliaram a Israel no conflito contra o Irã, em junho de 2025, e realizaram ataques a diversas instalações nucleares iranianas.
Nas últimas semanas, o presidente americano, Donald Trump, ameaçou uma possível intervenção militar em resposta à repressão violenta dos recentes protestos contra o governo no Irã e posicionou um porta-aviões na região do Oriente Médio.
Enquanto Washington busca tratar de temas como o programa de mísseis balísticos do Irã e seu apoio a grupos armados na região, Teerã aceita debater somente seu programa nuclear.
Após o encontro, Araghchi ressaltou que os diálogos “se concentram exclusivamente na questão nuclear”. “Não abordaremos nenhum outro assunto com os americanos”, declarou à agência oficial IRNA.
O ministro também manifestou a expectativa de que Washington evite “ameaças e pressões”, para que “as conversas possam continuar avançando”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login