Conecte Conosco

Mundo

EUA acusam China de fazer testes nucleares escondidos

Publicado

em

Os Estados Unidos acusaram a China nesta sexta-feira (6) de conduzir testes nucleares secretos, logo após solicitarem que o país asiático participe de futuras negociações para um novo tratado de não proliferação junto com a Rússia.

“Hoje posso confirmar que o governo americano tem conhecimento de que a China realizou testes nucleares”, incluindo preparações para testes com potência equivalente a “várias centenas de toneladas”, afirmou o subsecretário de Estado responsável pelo controle de armamentos, Thomas DiNanno, durante a Conferência de Desarmamento na sede da ONU, em Genebra.

O alto funcionário acusou o exército chinês de tentar esconder esses testes do mundo, usando um método que dificulta a detecção sísmica.

Segundo ele, a China realizou um teste nuclear deste tipo em 22 de junho de 2020.

Essas denúncias foram feitas após DiNanno propor negociações trilaterais com China e Rússia para estabelecer novos limites às armas nucleares, depois que o tratado Novo START entre Washington e Moscou expirou na quinta-feira (5).

O presidente americano Donald Trump já havia declarado em novembro que Rússia e China estavam realizando testes nucleares, porém sem tornar isso público.

O governo de Pequim rejeitou tais alegações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados