Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula promete criar Ministério da Segurança se PEC for aprovada

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (6) que, caso o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, será criado um Ministério exclusivo para a área.

“Se o Congresso Nacional aprovar a PEC da Segurança Pública, vamos criar um ministério logo em seguida, porque a PEC define o papel da União na intervenção da Segurança Pública”, declarou em entrevista ao programa “Alô, Juca”, da TV Aratu.

Lula destacou que é fundamental ter clareza sobre a atuação do governo federal na segurança e que será necessário ampliar o orçamento para isso. “Quando isso estiver definido, teremos que aumentar o orçamento para a Segurança Pública, dobrar o número de delegados da Polícia Federal, reforçar a Polícia Rodoviária Federal, ampliar a Guarda Nacional e criar uma Polícia Nacional para intervenções quando houver necessidade”, explicou.

O presidente comentou que alguns estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul que são contrários à PEC não desejam a participação do governo federal na segurança pública. Por outro lado, todos os governadores do Nordeste apoiaram a proposta.

“Os estados que discordam não querem que o governo federal atue diretamente, citando Goiás, São Paulo, Minas Gerais e alguns do Sul. Porém, a PEC deixa claro que o governo federal quer colaborar ativamente junto aos estados na segurança pública”, afirmou.

Ele ainda acrescentou que o governo federal não pode apenas repassar pequenos valores, mas deve dispor de um orçamento robusto para que a participação seja efetiva na prática e na teoria. “Se o governo federal entrar na segurança, precisamos de um excedente significativo de recursos para que as ações sejam concretas e eficientes ao mesmo tempo”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados