Conecte Conosco

Notícias Recentes

Ramagem presta depoimento ao STF por videoconferência em caso do 8 de Janeiro

Publicado

em

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está foragido após ter deixado o Brasil e se mudado para os Estados Unidos, deu seu depoimento por videoconferência ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (5).

De acordo com os autos, o processo trata de acusações relacionadas a crimes supostamente cometidos após a diplomação, ligados aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, incluindo dano qualificado com violência e grave ameaça ao patrimônio público, além de deterioração de patrimônio registrado como patrimônio histórico, com prejuízo considerado relevante. Os fatos investigados teriam ocorrido até o final do mandato parlamentar dele.

O interrogatório teve duração aproximada de 50 minutos e foi conduzido por uma juíza auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Ramagem estava acompanhado por seu advogado.

Segundo informações da GloboNews, durante a audiência, Ramagem negou ter cometido os atos ilícitos e atacou o ministro Alexandre de Moraes.

O processo foi temporariamente suspenso depois que a Câmara dos Deputados interrompeu as investigações, alegando imunidade parlamentar. A continuidade das apurações só foi possível após a cassação do mandato de Ramagem.

Ramagem teve seu mandato cassado em 18 de dezembro, no mesmo dia em que a Câmara também revogou o mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, Ramagem criticou a decisão, chamando-a de uma “canetada” e acusando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de agir como “subordinado de um ministro ditador”, referindo-se a Moraes.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por envolvimento em tentativa de golpe para alterar o resultado das eleições de 2022. Após a sentença, ele fugiu do País e foi para os Estados Unidos em setembro.

No final de janeiro, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição contra o ex-deputado já havia sido entregue ao governo americano em 30 de dezembro de 2025.

Em novembro, Moraes decretou a prisão preventiva de Ramagem. Em dezembro, solicitou que a Secretaria Judiciária do STF enviasse ao Ministério da Justiça a documentação necessária para formalizar o pedido de extradição. Pouco depois, o Ministério informou à Corte que encaminhou o processo ao Ministério das Relações Exteriores para ser enviado às autoridades dos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados