Mundo
Trump autoriza pesca comercial em área protegida no Atlântico
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (6) uma medida para permitir novamente a pesca comercial em uma região protegida ao longo da costa Atlântica, reconhecida pela sua riqueza em biodiversidade.
O Monumento Nacional Marinho dos Cânions e Montes Submarinos do Nordeste cobre aproximadamente 13 mil km², uma área ainda maior que a do Parque Nacional de Yellowstone.
Este monumento, importante para pesquisas científicas, está localizado cerca de 200 km ao sudeste de Cape Cod, Massachusetts, e foi criado em 2016 pelo ex-presidente democrata Barack Obama, que ressaltou os riscos da pesca excessiva e das mudanças climáticas para a região.
Em um movimento típico de mudanças políticas, Trump havia reaberto a área para a pesca comercial durante seu primeiro mandato, decisão que foi posteriormente revertida pelo ex-presidente Joe Biden.
Na justificativa para a nova decisão, Trump destacou que as espécies presentes já têm proteção garantida por leis existentes, tornando desnecessída a proibição da pesca comercial.
A medida, aguardada há bastante tempo, foi bem-vinda pela Associação de Pescadores da Nova Inglaterra (NEFSA, na sigla em inglês), que enxerga a decisão como positiva para a atividade pesqueira na região.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login