Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula elogia Alckmin como vice e destaca papel importante na eleição de SP

Publicado

em

Dois dias após admitir pela primeira vez a possibilidade de que o vice-presidente Geraldo Alckmin não faça parte de sua chapa para a reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez elogios a Alckmin em um discurso durante o evento de aniversário do Partido dos Trabalhadores em Salvador.

Lula iniciou sua fala neste sábado afirmando que se sente afortunado por ter Alckmin como vice-presidente, comparando-o a José Alencar, que ocupou o cargo de vice nos dois primeiros mandatos do presidente.

— Tenho muita sorte na vida, uma delas é saber escolher o meu vice. Tive o Zé Alencar e agora tenho o Alckmin. Duvido que algum presidente tenha tido os vices que eu tenho — declarou Lula.

Na última quinta-feira, em entrevista ao Portal UOL, o presidente Lula mencionou a possibilidade de Alckmin não integrar sua chapa de reeleição. O papel de vice de Alckmin foi fundamental na estratégia do PT em 2022 para fortalecer alianças e derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, o Partido dos Trabalhadores busca aproximar-se do MDB para formar uma coligação na corrida ao Palácio do Planalto.

Também na quinta-feira, Lula afirmou que tanto Alckmin, quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ou a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), podem ser candidatos ao governo de São Paulo. O presidente ressaltou a importância da decisão rápida, afirmando que Alckmin e Haddad têm um papel importante a desempenhar.

— Nós temos muitos votos em São Paulo e temos condições de vencer as eleições no estado. Ainda não conversei com Haddad, nem com Alckmin, mas eles sabem que têm uma missão em São Paulo. A Simone também tem um papel a cumprir – disse Lula em entrevista.

Alckmin, por sua vez, tem informado a seus aliados que não pretende concorrer a cargos eletivos em São Paulo, estado que governou por quatro mandatos quando era do PSDB. Seu atual partido, o PSB, vê importante manter sua posição estratégica no estado, e essa posição será discutida em uma reunião marcada para a próxima semana entre o presidente nacional do partido, João Campos, e Lula.

Aliados do vice-presidente percebem certa pressão do PT para que ele dispute algum cargo majoritário em São Paulo, mas quem esteve em contato recente com ele acredita que será mais fácil convencer o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a concorrer ao governo do estado. Haddad já declarou publicamente que não tem intenção de disputar qualquer cargo nas próximas eleições.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados