Conecte Conosco

Mundo

Portugal escolhe presidente moderado contra extrema direita

Publicado

em

António José Seguro, um socialista de centro, é o favorito no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (8) em Portugal, enfrentando André Ventura, líder da extrema direita, que se tornou a segunda maior força política no país.

Desde a vitória de Seguro no primeiro turno, as fortes tempestades que atingiram Portugal nas últimas duas semanas afetaram a campanha, forçando o adiamento da votação em 14 círculos eleitorais por uma semana.

“Acho que a decisão de manter as eleições foi a correta”, disse à AFP Celeste Caldeira, professora aposentada de 87 anos.

Embora Ventura quisesse um adiamento nacional, não previsto na lei, os 11 milhões de portugueses no país e no exterior foram convocados a votar neste domingo. Os resultados serão divulgados à noite, com projeções de boca de urna às 20h00 locais (17h em Brasília).

O primeiro-ministro Luís Montenegro garantiu que todos os cuidados serão tomados para assegurar a segurança e normalidade do voto.

Embora o presidente em Portugal tenha papel principalmente simbólico, ele atua como árbitro em situações de crise e pode dissolver o Parlamento para convocar eleições antecipadas.

Seguro, político experiente de 63 anos afastado da vida pública na última década, lidera com 67% das intenções de voto na última pesquisa. Ventura, deputado de 43 anos, aparece com 33%.

As condições climáticas difíceis levaram Seguro a destacar a abstenção como seu maior desafio.

“Peço aos portugueses que aproveitem a janela de bom tempo para votar”, afirmou após depositar seu voto em Caldas da Rainha, onde mora, cerca de 100 km ao norte de Lisboa.

Ventura, presidente do partido Chega, que promete romper com as elites políticas que governam Portugal há meio século, lamentou enfrentar uma campanha de “todos contra um”, dificultando sua vitória.

Seguro venceu o primeiro turno com 31,1% e desde então recebeu apoio de diversas figuras políticas de esquerda, centro e direita, exceto do primeiro-ministro Montenegro.

Ventura avançou para o segundo turno com 23,5%, consolidando o crescimento do Chega, hoje principal oposição desde as legislativas de maio de 2025.

Ele busca fortalecer sua base e se firmar como o verdadeiro líder da direita portuguesa, segundo o professor José Santana Pereira, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

O próximo presidente assumirá em março, substituindo o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, que está no cargo há dez anos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados