Conecte Conosco

Centro-Oeste

Hospital de Brasília terá que indenizar paciente que ficou cega após cirurgia de catarata

Publicado

em

O Hospital Oftalmológico de Brasília foi condenado a pagar uma indenização para uma paciente que perdeu a visão do olho direito após uma infecção contraída durante uma cirurgia de catarata realizada em 2005. A decisão da Justiça do Distrito Federal obriga o hospital a pagar R$ 50 mil por danos morais e estéticos, uma pensão vitalícia de meio salário mínimo desde a cirurgia e R$ 1.788,90 por danos materiais.

A paciente, que tinha 66 anos na época e sofria de diabetes há 30 anos, passou por cirurgia em ambos os olhos para tratar catarata. No entanto, houve falha no controle do nível de açúcar no sangue antes do procedimento. Um exame realizado mais de dois meses antes da cirurgia mostrou uma taxa de glicose de 353, bem acima do limite recomendado para diabéticos, que é 200, no dia da operação.

O relator do caso explicou que 21% das infecções após cirurgias de catarata acontecem em pessoas com diabetes, o que exige cuidados extras para esse grupo. A condenação feita inicialmente pela 18ª Vara Cível de Brasília foi contestada pelo hospital, mas mantida em segunda instância, com redução da pensão de um para meio salário mínimo.

Não existe mais possibilidade de recurso sobre o mérito no tribunal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados