Mundo
Japão religa usina nuclear gigante
O Japão voltou a ligar hoje a maior usina nuclear do planeta, após uma tentativa anterior ser interrompida por um problema pequeno, anunciou a operadora.
A usina de Kashiwazaki-Kariwa, situada na área de Niigata, reiniciou suas operações às 14h00 (2h00 de Brasília), comunicou a Tokyo Electric Power Company (TEPCO).
Um alarme defeituoso detectado em janeiro causou a paralisação da primeira tentativa de religar a usina desde o acidente na usina de Fukushima, em 2011.
Desde o desastre, a instalação estava desativada, quando o Japão desligou todas as usinas nucleares após um terremoto e tsunami que afetaram gravemente três reatores em Fukushima.
O país está retomando o uso da energia nuclear para diminuir sua dependência de combustíveis fósseis, alcançar metas de neutralidade de carbono e atender ao aumento da demanda energética causada pelo avanço da inteligência artificial.
A primeira-ministra conservadora, Sanae Takaichi, que obteve uma vitória significativa nas eleições do último domingo, apoia o uso da energia nuclear como uma forma de impulsionar a economia nacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login