Conecte Conosco

Mundo

EUA capturam petroleiro no oceano Índico que evitou bloqueio no Caribe

Publicado

em

Forças americanas conseguiram interceptar no oceano Índico um petroleiro que tinha escapado do bloqueio imposto pelo presidente Donald Trump aos navios sancionados na região do Caribe, informou o Pentágono nesta segunda-feira (9).

O Pentágono confirmou a ação, ressaltando que as forças dos Estados Unidos abordaram o navio Aquila II sem incidentes. Este navio estava operando desafiando as restrições estabelecidas para navios sancionados no Caribe, fugindo e sendo seguido até o oceano Índico.

Um vídeo divulgado pela publicação mostra as forças americanas descendo por cordas diretamente de um helicóptero para o convés do petroleiro.

Esta é a oitava apreensão realizada pelos Estados Unidos desde que Donald Trump ordenou o bloqueio dos petroleiros sancionados em dezembro. Também é a segunda vez que um petroleiro é interceptado longe da área do Caribe depois de evitar a ação das forças americanas. No mês anterior, um petroleiro ligado à Rússia que partiu da Venezuela foi apreendido no Atlântico Norte.

Washington mobilizou uma grande força naval no Caribe, sendo um esforço estratégico contra o tráfico de drogas direcionado aos Estados Unidos.

Desde então, estas forças participaram da detenção de Nicolás Maduro em uma missão ocorrida em 3 de janeiro na Venezuela, além das operações para interceptar os petroleiros sancionados.

Os navios apreendidos representam uma pequena fração da chamada frota fantasma, que consiste em diversos petroleiros usados por países variados para evitar as sanções impostas pelos Estados Unidos a esse setor.

“Essa quantidade é bastante reduzida”, declarou o contra-almirante americano David Barata durante uma audiência no Congresso no início deste mês.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados