Economia
Como se proteger de golpes no celular no Carnaval 2026
No Brasil, a maioria das pessoas sente insegurança em levar o celular para eventos grandes, como o Carnaval, e muitos evitam fazer pagamentos na rua devido ao temor de roubos ou fraudes.
Para aumentar a proteção dos foliões, bancos e fintechs lançaram ferramentas que ajudam a prevenir golpes, considerando que o smartphone é usado como carteira digital.
Recursos oferecidos por bancos e fintechs
Itaú
O Itaú disponibiliza o “Modo protegido”, que adiciona uma camada extra de segurança para transações feitas fora de locais confiáveis. Ao ativar este recurso, o aplicativo pede confirmações adicionais para completar operações.
Para ativar:
- Abra o app do banco;
- Acesse o perfil, selecione segurança e depois ‘modo protegido’.
Mercado Pago
O Mercado Pago oferece o “Modo Blindado” para momentos com maior risco, como o Carnaval. Ele oculta saldos de cofrinhos, investimentos e criptomoedas, além de informações de contas conectadas via Open Finance.
O recurso permite também definir limites menores para transferências e Pix, além de bloquear movimentações extras.
Nubank
Desde 2022, o Nubank conta com o “Modo Rua”, que possibilita ao cliente estabelecer um teto para transações via Pix, TED ou boleto quando estiver fora de ambientes seguros.
Para ativar, vá ao menu de segurança do app, escolha “Modo rua”, selecione redes Wi-Fi confiáveis (como casa e trabalho) e defina o limite para operações em outras conexões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login