Centro-Oeste
Deputado propõe prisão perpétua para menores que cometem feminicídio
Deputado Chico Vigilante, do Partido dos Trabalhadores, causou surpresa ao defender a prisão perpétua para adolescentes acusados de feminicídio. A declaração foi feita recentemente e chocou parte dos membros do partido, principalmente aqueles que atuam na defesa dos direitos humanos.
No seu posicionamento, intitulado “Basta de feminicídio: prisão perpétua já”, Chico Vigilante expressou profunda tristeza com a violência contra mulheres, afirmando que não se pode mais aceitar que jovens de 17 anos ou pessoas de qualquer idade tirem a vida de mulheres e destruam famílias.
Segundo ele, não há diferença entre a compreensão do crime cometida por um jovem de 17 anos e um adulto, e que não deve haver clemência para quem age com tamanha crueldade.
Essa postura, que se afasta do discurso tradicional do partido, foi vista como uma guinada à direita por alguns membros do PT. Chico Vigilante lembrou casos recentes de violência extrema e reforçou seu apoio ao Pacto Entre os Poderes contra o Feminicídio, destacando a urgência de políticas públicas mais eficientes e a discussão sobre a prisão perpétua para esses crimes.
Histórico de opiniões polêmicas
Esta não é a primeira vez que Chico Vigilante causa surpresa entre seus colegas petistas. Em 2022, ele votou a favor da liberação do porte de armas para colecionadores, atiradores e caçadores no Distrito Federal, uma decisão que contraria a linha política do partido.
Declaração oficial
Na nota publicada, Chico Vigilante declarou estar com o coração pesado diante da brutalidade dos crimes e chamou a atenção para a necessidade de uma legislação mais rigorosa contra quem comete feminicídio.
“Bandido é bandido, não importa a idade. Não há espaço para piedade com quem não tem humanidade”, destacou o deputado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login