Mundo
Trump bloqueia abertura de ponte entre EUA e Canadá
O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (9) que pode barrar a inauguração de uma nova ponte que conectará os Estados Unidos ao Canadá, declarando que seu país deve possuir pelo menos metade da infraestrutura envolvida.
“Não vou permitir que esta ponte seja aberta até que os Estados Unidos recebam compensação integral por tudo que contribuímos, e até que o Canadá trate os Estados Unidos com a justiça e respeito que merecemos”, afirmou Trump em sua plataforma Truth Social.
“Entraremos em negociações, IMEDIATAMENTE”, completou.
A ponte, que levará o nome do famoso jogador canadense de hóquei Gordie Howe, fará a ligação entre a cidade americana de Detroit, em Michigan, e a canadense Windsor, em Ontário. A construção sobre o rio Detroit teve início em 2018 e tem um custo estimado de US$ 4,7 bilhões, com previsão de inauguração para este ano.
Desde seu retorno à presidência em 2025, Trump tem tido desentendimentos com o Canadá, principalmente em temas relacionados ao comércio. Washington considerou a possibilidade de aplicar tarifas de 100% ao Canadá após a visita do primeiro-ministro Mark Carney à China no mês passado e a celebração de um acordo comercial preliminar com Pequim.
Trump também chegou a declarar que o Canadá deveria ser considerado o 51º estado americano, embora tenha deixado essa ideia de lado nos últimos meses.
Por outro lado, Carney, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, no mês passado, alertou que existe uma crise no sistema de governança internacional, fazendo uma alusão velada a Trump, sem mencioná-lo diretamente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login