Mundo
Partido da premiê conquista ampla maioria no parlamento japonês
O Partido Liberal Democrata (PLD), liderado pela primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, garantiu 315 cadeiras nas eleições legislativas realizadas antecipadamente, assegurando uma maioria qualificada de dois terços no Parlamento, conforme dados oficiais divulgados na terça-feira (10).
Esse é o melhor desempenho da história do PLD, o que possibilita à primeira mulher a governar o Japão implementar sua agenda para os próximos quatro anos neste país com 123 milhões de habitantes.
Além disso, o aliado de coalizão do PLD, o Partido da Inovação do Japão (PIJ), conquistou 36 assentos, totalizando 351 das 456 cadeiras da Câmara dos Representantes para o bloco governista, de acordo com o Ministério do Interior.
Na legislatura anterior, o PLD detinha apenas 198 cadeiras e o PIJ 34.
O pleito também evidenciou o crescimento do partido anti-imigração Sanseito, que passou de dois para 15 deputados.
Por outro lado, partidos de oposição como o Partido Constitucional Democrático e o antigo parceiro do PLD, o Komeito, sofreram uma queda acentuada, reduzindo sua presença de 167 para 49 cadeiras.
Com a maioria de dois terços, o governo pode revogar decisões da Câmara Alta, onde a coalizão governista é minoria, e confere a Takaichi a possibilidade de avançar com a reforma constitucional, uma meta já anunciada por ela.
Em suas declarações recentes, Takaichi, 64 anos, afirmou: “Este é o começo de uma grande responsabilidade para tornar o Japão mais forte e próspero”. Ela ressaltou que o apoio popular demonstra um reconhecimento da necessidade de mudanças significativas na política.
A primeira-ministra convocou as eleições antecipadas aproveitando sua alta popularidade. Ela assumiu o cargo em outubro, tornando-se a quinta líder do país na última meia década.
Embora seja a primeira mulher a chefiar o Executivo japonês, Takaichi não enfatiza seu gênero em um ambiente político predominantemente masculino. Vale destacar que a representação feminina no Parlamento diminuiu de 73 para 68 deputadas conforme os resultados oficiais.
Takaichi tem grande aceitação popular, especialmente entre os jovens, que apreciam desde suas políticas de bolsas até sua espontaneidade, como quando cantou uma música de K-pop ao lado do presidente da Coreia do Sul.
Ela encara desafios significativos, como apoiar as famílias na luta contra a inflação e impulsionar a economia sem causar temor entre investidores devido à situação financeira do Japão.
O governo também está sob pressão para cumprir o compromisso de investimento de 550 bilhões de dólares feito ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Além disso, as relações com a China continuam tensas. Em novembro, Takaichi indicou que o Japão poderia intervir militarmente caso Pequim tente tomar Taiwan pela força.
A China considera Taiwan uma província rebelde e não descarta o uso da força para reassumir o controle da ilha. Em resposta, Pequim alertou que qualquer ação imprudente receberá uma reação firme e coordenada da comunidade internacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login