Economia
Ibovespa cai após alta recorde e avalia dados do IPCA de janeiro
O índice Bovespa iniciou a sessão desta terça-feira, 10, em queda, mesmo com a valorização dos índices futuros das bolsas de Nova York e do petróleo. Além disso, o mercado está atento ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de janeiro.
Os juros futuros e o dólar em relação ao real apresentam tendência de alta. Na véspera, o índice Bovespa fechou em alta de 1,80%, alcançando a marca inédita de 186.241,15 pontos.
Luiz Carlos Corrêa, Head de Alocação e sócio da Nexgen Capital, comenta que a queda do Ibovespa hoje é uma correção natural e não está relacionada ao resultado do IPCA.
A temporada de divulgação dos balanços financeiros está movimentando o mercado, assim como as notícias corporativas, como a decisão da Justiça Federal que suspendeu a operação da mina de Fabrica, da Vale.
A Petrobras divulgará seu Relatório de Produção e Vendas do quarto trimestre de 2025 após o fechamento dos mercados.
Além disso, está programado um evento do BTG Pactual em São Paulo, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
No cenário internacional, serão divulgados os dados de vendas no varejo dos Estados Unidos, além de pronunciamentos de membros do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.
Em termos de resultados, a BB Seguridade registrou lucro líquido de R$ 2,3 bilhões no quarto trimestre de 2025, um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior, porém uma queda de 10,8% em relação ao trimestre precedente.
A Motiva reportou lucro líquido de R$ 605,7 milhões no mesmo período, um crescimento de 178,1% se comparado ao ano anterior. Os investidores seguem acompanhando os desdobramentos relacionados à Raízen.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA teve alta de 0,33% em janeiro, igual ao avanço registrado em dezembro, acumulando 4,44% nos últimos 12 meses. Esses números superaram um pouco as expectativas medianas do mercado.
Luciana Rabelo, economista do Itaú Unibanco, relata que o IPCA de janeiro veio acima do esperado, com uma qualidade pior do que a projetada, mas mantém a previsão de inflação para 2026 em 4%, com tendência de queda, principalmente devido à valorização do câmbio.
Julio Barros, economista do Banco Daycoval, destaca que a queda da inflação no setor de serviços contribui para uma visão mais positiva em relação à inflação em janeiro. O banco acredita que a desinflação será mais influenciada pela valorização cambial do que pela desaceleração da atividade econômica e mantém sua previsão de corte da Selic em 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Barros também admite que o câmbio atualmente está mais estável, mas que dados que saírem até a reunião de março podem alterar essa percepção e levar a cortes mais significativos na taxa de juros pelo Banco Central.
Por volta das 11h30, o índice Bovespa caía 0,21%, aos 185.844,09 pontos, após oscilar entre alta de 0,27%, alcançando 186.746,30 pontos, e baixa de 0,62%, no mínimo de 185.083,14 pontos, tendo aberto em 186.241,15 pontos com variação zero. As ações da Vale recuavam 0,79%, enquanto as da Petrobras apresentavam queda entre 0,50% e 0,54%. Por outro lado, ações de grandes bancos, como o Bradesco, subiam 1%. No mercado de Dalian, o minério de ferro permaneceu estável.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login